sábado, 11 de fevereiro de 2023

Sobre o encontro com Janja e Lula - Vítor diCastro

Postagem do Vítor diCastro sobre o encontro com Janja e Lula

Meio atrasado, mas como pessoa que estava presente ontem eu queria contar como foi o encontro de Janja e Lula com influenciadores em detalhes, porque tô lendo coisas que são difíceis de deixar passar.

Eu recebi o convite há duas semanas, feito pela equipe que cuida das redes do governo. A ideia desde o começo era debater caminhos e ideias com artistas e influenciadores pra que a gente se mantivesse unido criando conteúdo a favor da democracia e contra fake news.

Cada um de nós teve que bancar todos os custos pra participar da reunião. E quando eu falo todos é todos. Não teve nem voucher de uber. Se você quisesse ir teria que tirar a grana do seu bolso.

Chegando lá encontrei muita gente querida, mas eram poucos. Deviam ter umas 50, 60 pessoas, das mais diversas áreas. Influenciadores de estilos e conteúdos bem diferentes, desde os mais políticos até os mais mainstream, e artistas da música, do teatro, da TV….

Antes do papo começar oficialmente uma equipe nos levou pra conferir estragos feitos pelos golpistas: janelas quebradas, quadros rasgados. Dentro de um dos banheiros não tem nem pia. Um horror. Gravamos uns vídeos, fizemos fotos disso e entramos na sala para a reunião.

Foi bem uma reunião formal mesmo. A imprensa presente pra registrar, todos sentados tomando café, e Janja e equipe apresentando slides sobre a importância da democracia. Relembraram detalhes do ato nojento do dia 8 de janeiro, e se mostraram ainda muito chocadas com esse rolê.

Janja deixou claro porque estávamos lá: não dá pra descansar enquanto a democracia não estiver a salvo. Falou-se muito sobre a importância de nos posicionarmos sempre a favor dela, e também de usarmos nossa influência pra levar informações verdadeiras pra contrapor as fake news.

E não se falava sobre “fake news contra Lula” e sim das as mentiras contadas sobre as urnas, sobre a constituição, vacina, programas sociais.

Depois disso algumas pessoas foram convidadas a falar, inclusive eu. Cada um trouxe a própria perspectiva sobre a criação de conteúdo pró estado democrático. Alguns relatos pessoais, críticas ao PT, ideias, dicas. Foi uma troca de experiências muito interessante.

Eu trouxe as dificuldades que passo por ser um criador posicionado, e critiquei a maneira como somos (influenciadores) sempre deixados a própria sorte, sem que haja uma regulamentação da nossa categoria como uma profissão de fato.

Marcas e público nos cobram demais pra que sejamos isentos, enquanto sabemos que a responsabilidade do nosso trabalho é enorme, tanto que estávamos numa reunião oficial com o governo por conta disso. Sugeri que algo fosse feito nesse sentido pra fortalecer a classe.

Depois da minha fala Lula chegou, cumprimentou todo mundo, e falou bastante sobre a tentativa de golpe que sofremos em janeiro, e o quanto seria importante a gente se manter firme no propósito de defender a democracia e disse de maneira bem firme:

“A gente quer receber crítica de vocês, porque eu sei que vindo de vocês vai ser algo para refletirmos, e não algo com a intenção de destruir tudo”.

Depois disso ele foi embora, mais pessoas falaram e por fim a Janja mostrou algumas ideias que ela teve para as redes oficiais e que poderíamos contribuir. Se falou sobre grupos de discussão e mais uma vez Janja disse que a equipe estava aberta ao diálogo pra construirmos juntos.

Encerrada a reunião fomos embora e quem quisesse também poderia ir ao museu nacional conhecer a exposição junto com Janja e Lula. Eu fui. A exposição é linda demais.

Depois cada um voltou pro seu hotel ou pra sua casa. Ou seja: foi uma reunião política, pra gente se reconhecer quanto grupo, pra Janja e Lula deixarem claro a urgência de trabalharmos por um Brasil mais informado e sensato. E é isso.

Foi um chamamento para o trabalho árduo. Não teve promessa, nem dinheiro, nem ameaça, nem picanha. Foi uma reunião para refletirmos juntos e depois deixar as ideias aparecerem, agora nos percebendo como aliados, como grupo.

Eu aceitei esse convite porque quero essa responsa. Quero cobrar e ser cobrado. Esperei anos pra ter um governo democrático que me deixasse fazer isso e agora vou aproveitar essa responsabilidade. Obrigado quem mandou mensagem, é um orgulho fazer parte disso.

Meu relato pode até te deixar frustrado, mas foi exatamente isso que aconteceu. E quem quiser falar, que fale. Já sabíamos o burburinho que isso ia causar até dentro da esquerda, mas cada um luta como pode, como quer. E seguimos. Obrigado ♥️

Vítor diCastro

@vitordicastro

10:07 PM · 9 de fev de 2023

1 mi Visualizações

https://twitter.com/vitordicastro/status/1623851024912973824

Respeito ao patrimônio público!

Nenhum comentário: