segunda-feira, 20 de abril de 2009

Um clã chamado Brasil



« A festa de São João é uma festa tradicional e muito popular em todo o Brasil. Mas no Nordeste é uma instituição. Em vários locais é mais popular e cultuada até que o Carnaval.


« Por causa disso, em João Pessoa, os estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Paraíba promovem todo ano uma concorrida festa de São João. O "São João dos Estudantes" como é conhecida sempre privilegiou a autêntica música nordestina mas ficou famosa pela qualidade dos artistas que se apresentam e especialmente por sempre revelar novas e talentosas bandas.

« A festa de 2004 (2005?) não foi exceção mas de certa forma foi diferente. Quando a banda convidada para aquela noite entrou no palco a platéia não conteve a surpresa. Logo depois, porém, após os primeiros acordes, a surpresa desapareceu e veio a empolgação.

« O motivo da surpresa foi a composição da banda. Todos os quatro integrantes eram mulheres, muito jovens (quase adolescentes) sendo duas estudantes da própria universidade (atualmente são 3) e uma delas da própria faculdade de medicina (atualmente são duas).

« A empolgação veio da qualidade artística mostrado pelas graciosas (lindas!) meninas.

« Um show de competência apresentando com uma alegria ímpar, genuína, o que há de melhor na música nordestina. Um rico desfile de danças juninas, forrós, xotes, coco, xaxado, cirandas, etc

« Quem quiser conferir pode assistir o vídeo em anexo. Uma pequena amostra do balanço contagiante Clã Brasil. Forró autêntico com um charme e uma alegria raras vezes visto...

« Longa vida ao Clã Brasil!

« Abraços

« Campa

« P.S. Conheci o Clã Brasil recentemente, por acaso. Dei um pulo na cadeira quando vi o vídeo! O talento (cada uma toca pelo menos 5 instrumentos) a alegria genuína, a vibração com que se apresentam é emocionante. Um das revelações mais incríveis que vi na MPB nos últimos tempos.

« Atualmente o grupo, agora profissional, está excursionando pela Europa, para "desespero" de alguns pais preocupados com o desempenho escolar das filhas. Sei lá, pode até acontecer que a Paraíba perca algumas charmosas "doutoras" mas a MPB não. Esta só tem a ganhar. E muito.

« Peço desculpas pelo tamanho do arquivo mas foi preciso para manter uma qualidade musical mínima.»

Campanhã (São Paulo, SP), por email | 2009-04-20 01:16 -0300
_______________________________________________________

PS.: Em 27 Fev. 2011: Alguns links:

Nenhum comentário: