sexta-feira, 10 de junho de 2011

Investimentos no setor sucroalcooleiro são criticados por movimentos sociais

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi homenageado pelo setor sucroenergético brasileiro durante o 2º Prêmio Top Etanol, realizado nesta semana em São Paulo. Os empresários e produtores da indústria da cana-de-açúcar decidiram pela homenagem em função dos esforços de Lula no desenvolvimento deste setor durante seu governo.

Na mesma semana, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, divulgou que o Banco pretende emprestar R$ 35 bilhões a empresas do setor sucroalcooleiro nos próximos quatro anos. Os recursos fazem parte de um plano de investimentos em usinas de açúcar e álcool, e para a renovação das plantações de cana do país.

Para o integrante da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Jaime Amorim, o investimento na produção da monocultura da cana é um retrocesso para o Brasil.
“Não vale a pena um país correr o risco de destruir a natureza, substituir a produção de alimentos por cana pra produzir etanol, quando existem outras alternativas, até, com certeza, muito menos poluentes do que a forma como é produzida a cana-de-açúcar no Brasil”.

Amorim também alerta que aproximadamente 30% das usinas no país já foram compradas por empresas internacionais, que também adquirem terras para a produção da cana.

“Agora além da concentração da terra, temos também a internacionalização das terras e das usinas. Isso é a perda da soberania nacional em todo esse processo”.

De São Paulo, da Radioagência NP, Vivian Fernandes. 09/06/11

http://www.radioagencianp.com.br/9845-investimentos-no-setor-sucroalcooleiro-sao-criticados-por-movimentos-sociais

Nenhum comentário: