domingo, 16 de janeiro de 2011

Cyber-guerra: Israel & EUA x Irã (NY Times)

Israel Tests on Worm Called Crucial in Iran Nuclear Delay

By WILLIAM J. BROAD, JOHN MARKOFF and DAVID E. SANGER
Published: January 15, 2011

Google Translate:

O complexo de Dimona, no deserto do Negev é conhecida como o coração fortemente guardado de Israel nunca admitiu que o programa de armas nucleares, onde as linhas puras de fábricas de produzir combustível atômico para o arsenal.
 

Nos últimos dois anos, segundo a inteligência e especialistas militares familiarizado com suas operações, Dimona assumiu um novo papel, tão secreto - como campo de ensaio crítico em um esforço conjunto americanos e israelenses para minar os esforços do Irão para fabricar uma bomba da sua próprio.
 

Atrás de arame farpado de Dimona, dizem os especialistas, Israel tem girado centrífugas nucleares praticamente idêntico ao do Irã em Natanz, onde os cientistas iranianos estão lutando para enriquecer urânio. Dizem Dimona testou a eficácia do worm de computador Stuxnet, um programa destrutivo que parece ter dizimado cerca de um quinto de centrífugas nucleares do Irã e ajudou a demora, mas não destruir, a capacidade de Teerã para fazer seu primeiro armas nucleares.
 

"Para verificar se o worm, você tem que conhecer as máquinas", disse um especialista americano em inteligência nuclear. "A razão pela qual o worm tem sido eficaz é que os israelenses tentaram isso." 

Embora as autoridades americanas e israelenses se recusam a falar publicamente sobre o que acontece em Dimona, as operações ali, bem como os esforços relacionados nos Estados Unidos, estão entre os mais novos e mais fortes indícios sugerindo que o vírus foi concebido como um projeto americano-israelense sabotar o programa nuclear iraniano.
 

Nos últimos dias, o chefe de inteligência de se aposentar Israel, o Mossad, Meir Dagan, e da Secretária de Estado Hillary Rodham Clinton anunciou separadamente que eles acreditavam que os esforços do Irã tinha sido adiada por vários anos. Hillary citou as sanções norte-americanas, o que tem afetado a capacidade do Irã de comprar componentes e fazer negócios ao redor do mundo.
 

O Sr. ríspido Dagan, cuja organização tem sido acusada pelo Irã de estar por trás das mortes de vários cientistas iranianos, disse no Knesset israelense nos últimos dias que o Irã tinha executado em dificuldades tecnológicas que poderiam atrasar a bomba até 2015. Isso representou uma reversão acentuada a partir de argumento de longa data de Israel que o Irão estava no auge do sucesso.


O maior fator para colocar o tempo no relógio nuclear parece ser Stuxnet, o cyberweapon mais sofisticado já implantados. 

Em entrevistas ao longo dos últimos três meses nos Estados Unidos e na Europa, especialistas que escolhi para além do worm de computador descrevê-lo como algo muito mais complexo - e genial - do que qualquer coisa que havia imaginado quando começou a circular em todo o mundo, sem explicação, em meados de 2009. 


Muitos mistérios permanecem, chefe entre eles, exatamente quem construiu um worm de computador que parece ter vários autores em diversos continentes. Mas a trilha digital é repleta de bits intrigante de provas.
No início de 2008, a empresa alemã Siemens cooperado com um dos Estados Unidos 'premier laboratórios nacionais, em Idaho, para identificar as vulnerabilidades dos controladores de computador que a empresa vende para operar máquinas industriais em todo o mundo - e que as agências de inteligência americanas identificaram como principais equipamentos nas instalações iranianas de enriquecimento. 


Seimens diz que o programa faz parte dos esforços de rotina para proteger seus produtos contra ciberataques. No entanto, deu a Idaho National Laboratory - que faz parte do Departamento de Energia, responsável pelo armamento nuclear dos Estados Unidos - a oportunidade de identificar falhas bem escondidos nos sistemas da Siemens, que foram exploradas no ano seguinte por Stuxnet. 


O worm se agora parece ter incluído dois componentes principais. Um deles foi projetado para enviar centrífugas nucleares do Irã girando loucamente fora de controle. Outro parece certo fora dos filmes: O programa de computador também gravada secretamente o normal funcionamento na usina nuclear parecia, em seguida, jogou as leituras de volta para os operadores da planta, como uma fita de segurança pré-gravados em um roubo a banco, de modo que afigura-se que tudo estava funcionando normalmente, enquanto as centrífugas eram realmente rasgar-se distante. 


Os ataques não foram totalmente bem-sucedida: Algumas partes da terra do Irã a parar as operações, enquanto outros sobreviveram, segundo os relatórios dos inspetores nucleares internacionais. Também não é claro que os ataques são mais: Alguns especialistas que examinaram o código acreditar que contém as sementes para versões ainda mais e assaltos. 


"É como um manual", disse Ralph Langner, um especialista de segurança independente do computador em Hamburgo, Alemanha, que estava entre os primeiros a decodificar Stuxnet. "Qualquer um que olha com cuidado pode construir algo parecido." Sr. Langner está entre os especialistas que expressaram temor de que o ataque tinha legitimou uma nova forma de guerra industrial, ao qual os Estados Unidos estão muito vulneráveis. 


Oficialmente, nem funcionários norte-americanos nem israelitas vão mesmo expressar o nome do programa de computador malicioso, muito menos descrever qualquer papel na concepção dele.

Nenhum comentário: