sexta-feira, 29 de abril de 2011

Dilma assina MP que autoriza Correios a terem agências no exterior e serem sócios do Trem-Bala

A presidenta Dilma Rousseff assinou hoje Medida Provisória que moderniza e flexibiliza as operações dos Correios.

Com essa MP, os Correios poderão ter subsidiárias e participações minoritárias em empresas aqui e no exterior, além de poderem expandir sua atuação em outras áreas, como em logística e em telefonia.

Dessa forma, os Correios passam a estar autorizados a ter uma participação em um dos consórcios que irão disputar a a licitação do serviço de transporte de cargas do Trem de Alta Velocidade que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro.

O governo tinha decidido incluir os Correios nessa disputa, mas faltava a autorização legal. O presidente dos Correios, Wagner Pinheiro, já tinha inclusive feito uma consulta ao presidente da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), Bernardo Figueiredo, para a inclusão da estatal na licitação do trem-bala.

A MP expande também o universo de atuação dos Correios, que deixam de ser uma empresa pública de direito privado para se transformar numa S.A de capital fechado.

Dentro de alguns dias, os Correios vão publicar o balanço referente a 2010, que apresentou um lucro de cerca de R$ 800 milhões.

A MP também abre a possibilidade de os Correios criar um Banco Postal, sem a parceria com bancos privados, como ocorre hoje com o Bradesco.

Hoje, inclusive foi publicado no Diário Oficial da União licitação para um novo contrato do Banco Postal.

Guilherme Barros | quinta-feira, 28 de abril de 2011 | 21:31

http://colunistas.ig.com.br/guilhermebarros/2011/04/28/dilma-assina-mp-que-autoriza-correios-a-terem-agencias-no-exterior-e-ser-socio-do-trem-bala/

Nenhum comentário: